Dia da Amazônia
Um dos maiores tesouros do planeta, a Amazônia, é celebrado hoje, 5 de setembro. Um bioma com cerca de cinco milhões e meio de quilômetros de floresta e habitat da maior biodiversidade do mundo.
Apesar de estar presente em 9 países o Brasil é o país com a maior variedade de plantas, são mais de 55 mil tipos, o que equivale em torno de 25% dos tipos de plantas existentes em todo o planeta.
A incrível fauna amazônica
1.Sapo-de-chifre-da-Amazônia (Ceratophrys comuta)
O sapo-de-chifre-da-Amazônia é uma espécie com tamanho avantajado, podendo chegar a 20 cm.
2.Tracajá (Podocnemis unifilis)
Sua principal característica física são as manchas amarelas na cabeça e nas bordas da carapaça. Seu tempo médio de vida é de 90 anos. Atualmente, a tracajá é uma espécie com risco vulnerável de extinção.
3.Tucanuçu (Ramphasto toco)
O tucanuçu, também conhecido como tucano-toco é a maior espécie dos tucanos. Sua principal característica é o bico grande e alaranjado que contrasta com suas penas pretas pelo corpo e brancas no pescoço.
4.Macaco-guariba (Alouatta puruensis)
O macaco-guariba, popularmente conhecido como bugio-vermelho, é nativo do Brasil, sendo encontrado principalmente na Amazônia.
As Principais Árvores da Amazônia
1.Jacaranda Copaia (Pará-Pará)
O gênero de plantas Jacaranda possui em torno de 50 espécies. Esse tipo de árvore é a espécie mais encontrada na floresta amazônica. Com um crescimento rápido.
2.Carapa Guianensis (Andiroba)
Com até 30 metros de altura, raízes chatas e copa densa, a Andiroba se espalha através dos seus frutos e sementes que caem no chão.
3.Manikara Huberi (Maçaranduba)
Uma planta de grande porte, a Maçaranduba pode atingir 50 metros de altura. Muito encontrada em solos mais firmes da Amazônia.
4.Anacardium Giganteum (Cajuaçu)
Com até 40 metros de comprimento, o tronco dessa árvore apresenta estrias verticais. As flores apresentam grande panículas e o seu fruto carnudo e de cor vermelha-escura.
Amazônia 2019
Porém o dia de hoje mais do que uma celebração é uma data de conscientização para os perigos da extração desenfreada e não calculada de madeira e minérios, além da utilização da sua área para pastoreio e agricultura.
Os Povos Originários na Amazônia através da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) se prepara para uma manifestação hoje, confira abaixo um trecho da sua nota:
“Dia 5 de Setembro é Dia da Amazônia. Para nós, guardiães das florestas, será um dia de luta, para lembrar que é preciso manter a atenção e a mobilização pela vida da nossa grande floresta e logo, pelas nossas vidas.”
Fontes: Toda Matéria, Igui Ecologia, Agência de Notícia do Acre e Revista Forum.
Last modified: 4 de setembro de 2019