O dia 21 de Setembro é marcado no calendário ambiental brasileiro como o Dia da Árvore, juntamente com o dia mundial da paz, comemorado no mesmo dia do ano.

O objetivo principal deste dia, é conscientizar a população brasileira a respeito da preservação e conscientização desse bem tão valioso para nossas vidas e nosso planeta. A escolha desse dia devido ao início da primavera no hemisfério sul, que acontece hoje, dia 23 de Setembro.

As árvores são responsáveis pelo aumento da umidade do ar, devido a evapotranspiração, também são responsáveis por evitar erosões, em seu processo de fotossíntese elas produzem oxigênio, além de reduzir a temperatura e fornecer sombra e abrigo para alguns animais. As árvores são uma das nossas maiores e mais importantes riquezas naturais.

Além de tudo isso que foi mencionado acima, ainda existem espécies arbóreas frutíferas, que fornecem alimentos para seres humanos e animais, como é o caso da goiabeira, abacateiro, mangueira, limoeiro, laranjeira, pessegueiro entre dezenas de outros tipos.

Além da produção de alimento, filtragem e oxigenação do ar, as árvores também possuem milhares de aplicações econômicas, como a extração da celulose para fabricação do papel, a madeira, que é a matéria prima de móveis e casas. Diversas espécies ainda possuem aplicabilidade medicinal, atuando na indústria farmacêutica.

Devido às diversas aplicações, parcelas significantes da nossa flora estão sendo desmatadas e até mesmo deixando de existir, por isso, o dia 21 de Setembro é importante para aplicarmos uma reflexão interior, analisando todas nossas atitudes e desperdícios.

Devido a isso, todos os anos a Macboot faz ações em todo Brasil de distribuição de sementes e mudas prontas para o plantio. A ação é apenas simbólica, mas é encarado como uma forma de proporcionar uma mudança de postura e conscientização nas pessoas, afim de que seus atos possam afetar futuras gerações.

Nesta ano foram distribuídas em torno de 500 mudas e 5000 sementes.

Abaixo, segue algumas fotos do que aconteceu em algumas cidades: