Há quatro anos atrás surgia na cidade de Franca o projeto Herdeiros do Futuro, criado por um grupo de amigos jipeiros e mantido por Toninho, gerente de contas do Banco do Brasil, que, em suas horas vagas, encabeça um belíssimo projeto que leva crianças especiais para um passeio na natureza embarcados no Carretroller, um troller com uma carreta acoplada.

herdeiros-do-futuro-toninhoO projeto Herdeiros do Futuro visa plantar uma sementinha dentro do coração de criança, para que, no futuro, elas floresçam e nossos herdeiros possam colher o resultado de boas ações. A cada parada do Carretroller, Toninho conscientiza os “navegantes” sobre os problemas ambientais que estamos enfrentando, usando exemplos do próprio local de parada, como o desmatamento, queimadas e lixo. Também é falado sobre a valorização da água como fonte vital, utilizando diversos exemplos rotineiros, como escovar os dentes e tomar banho. Foca na preservação da natureza, mostrando algumas fotos de animais que tiveram problemas devido aos lixos jogados no chão que em algum momento vai parar no habitat natural dos bichinhos.

A cada ano o projeto atende algumas instituições da cidade, este ano, a instituição escolhida foi a ONG Caminhar “Amor pela Vida”, que atende gratuitamente pessoas portadoras de deficiência físicas.

Antes de iniciarem a leitura do relato de viagem, deem o play na música abaixo, que foi apresentada por Toninho e virou a trilha sonora da viagem:

O passeio saiu da sede da Ong Caminhar, onde embarcaram os navegantes Leon de 5 anos, portador de autismo e Cadu (o Comandante) de 7 anos de idade e paralisia cerebral. Ambos são crianças especiais, mas não especiais devido a sua condição física, são especiais devido a sensibilidade e compaixão para com o próximo e a natureza. Desde o momento de partida do Carretroller, ambos não tiraram os olhos da estrada, admirando a natureza e os animais que passaram pelo caminho. Estavam extasiados tamanha felicidade, vibravam com o contato com o novo e, apesar de hiper-ativos, demonstraram uma concentração que surpreendeu os monitores presentes.

herdeiros-do-futuro-caminharA primeira parada foi em uma das estações da Sabesp, onde Toninho explicou e mostrou a importância da água em nossa vida, alertou os navegantes para o desperdício dentro de casa. No mesmo local, o organizador ensinou cada uma das crianças como plantar uma “árvore mágica” – denominação dada por ele mesmo devido a todos os benefícios da árvore – que irá crescer, florescer, fornecer sombra, alimento e purificar o nosso ar. Neste momento meus olhos encheram de água ao me deparar com a alegria que meus novos amigos, Leon e Cadu, exaltavam ao cavar um buraco para colocar a muda de árvore, e depois cobrir novamente o buraco com a terra e rega-la. É aparente que foi, se não o primeiro, um dos primeiros contatos que os meninos tiveram com a natureza, foi um momento onde as limitações físicas pareciam não existir, era pura emoção.

herdeiros-do-futuro-plantando-arvore-1Leon, uma criança muito inteligente e esperta, que não pára um segundo, ficava minutos prestando atenção nas explicações do Toninho, em alguns momentos parecia hipnotizado pelas belezas naturais do percurso. Se demonstrou um grande amante dos animais, vibrava sempre que passávamos por um boi ou uma Seriema.

Herdeiros do Futuro - Leon
Leon

Cadu, vestiu a camisa de “Defensores da Natureza” – grito de guerra do projeto – e se prontificou em contar para toda família e amigos tudo que havia aprendido, semeando a mudança nos corações das pessoas de seu convívio.

herdeiros-do-futuro-cadu
Cadu

É perceptível que precisamos nos desconectar de nós mesmos para percebermos áquilo que nos rodeia e realmente importa. Desconectando de mim mesmo, me conectei com Leon, Cadu e a natureza, só assim consegui realmente me convencer da importância desse tipo de projeto. É com a ajuda de alguns e a disposição de outros que conseguimos atingir de forma verdadeira a consciência das crianças, plantando uma sementinha para que cresçam adultos melhores do que estamos sendo.

O projeto tem ajuda de algumas empresas, onde fornecem o lanche e suco para cada integrante do passeio, água e mudas de árvore, que é o caso da Macboot, que apoiou o Herdeiros do Futuro com dezenas de mudas para serem plantadas e levar para casa espalhando o conceito “Defensores da Natureza” e “Respeite seu Planeta”, duas grandes frases que fazem parte dessas empresas.

Texto: Rafa Mendes

Fotos por: Rafa Mendes